O primeiro passo para redescobrirmos a alegria de viver é estarmos no comando da nossa própria vida, sermos capazes de parar e descobrimos que não precisamos de muitas coisas para poder sorrir para ela.

Quando sorrimos, mostramos que estamos felizes, de bem com a vida; mostramos que temos esperança e que não nos deixamos levar pelos problemas.

Para ser Feliz, é preciso aprendermos novamente a sorrir. O que muitas pessoas desconhecem é que sorrir é um hábito e que, como todo hábito, deve ser desenvolvido pelo exercício e pela prática.

Minha afilhada Lilian, eu e meu filho Danilo


O que se segue são duas dicas simples, mas poderosas, para se desenvolver o hábito de sorrir e incorporá-lo ao nosso dia-a-dia:

Exercite o seu sorriso.
Todo dia de manhã sorria por um período mínimo de 15 minutos. Pode ser em frente ao espelho, no chuveiro, ou dirigindo a caminho do trabalho. Se você sorrir por tempo suficiente, mantendo um estado de espírito relaxado, você verá que o seu humor naturalmente se eleva. Você se sente melhor, mais confiante e mais Feliz. Experimente. Não custa nada.


Tenha um programa de comédia favorito.
Escolha um programa de TV de comédia favorito e se permita sorrir pela duração do programa.
Escolha um programa que seja compatível com o seu gosto pessoal ou que você já tenha assistido e achado engraçado.
Se puder, assista com alguém: com a esposa, com o seu filho. Uma ligação misteriosa se forma entre as pessoas que reaprendem juntas a sorrir.
Escolha um (ou mais de um se quiser). Grave se não estiver em casa no horário. Ao chegar em casa, assista.
Se sentir vontade de rir, não segure, ria. Pode ser apenas por meia hora ao dia, mas já é o suficiente para causar uma mudança.


Cumprimente as pessoas com um sorriso, transmita sempre bom humor e otimismo, pois essa é a primeira energia que as pessoas recebem e essa primeira energia chegará à mente.
Estabeleça uma ponte psicológica entre você e as pessoas.
Mostre otimismo e bom humor. Rir é um método excelente para quebrar barreiras.


Alegria traz saúde.
Sorrir desarma os corações e as palavras e gera uma predisposição ao diálogo e uma sensação de confiança. Quem, por exemplo, nunca comprou algo de que na verdade não precisava, por que aquele vendedor, ou vendedora, "foi tão simpático, tão atencioso e tão sorridente"? Sorria: e o mundo sorrirá de volta.

Esta história ilustra bem isto:

Um dia, na antiga Pérsia, o lendário Mullah Nasrudin foi a um dentista levar um recado de um amigo. Voltou para casa sem um só dente na boca. Sua mulher caiu-lhe em cima:

- Seu idiota! Como deixou o dentista fazer isso? Você não foi lá só para levar um recado?

- É verdade – disse NasrudinMas você precisava ver que sujeito simpático era esse dentista! 

Recebeu-me tão bem, falamos de futebol, ele ofereceu cafezinho, contou piadas engraçadíssimas! 

Quando começou a tirar meus dentes... Raios! Não tive como dizer não!


O sorriso é uma arma poderosa, da qual nos podemos servir em todas as situações.
Sorrir é um gesto bem simples, mas produz um bem para nós e para os outros.

Sorrir aproxima pessoas, quebra barreiras.
Dessa forma, se não temos o hábito de levar a vida sorrindo, comecemos a cultivá-lo, e veremos que sem que mude a situação à nossa volta, nós, intimamente, nos sentiremos mais felizes.

Experimentem de vez em quando sorrir, é um exercício que pode e deve ser feito com muita freqüência, trará grandes benefícios a você.

Olhe-se no espelho. Feche a carranca, e depois sorria... Qual das duas expressões é mais simpática?

Se pararmos para pensar, atualmente quase ninguém pára, direcione sua atenção gratuitamente para o outro e agradeça olhando nos olhos, demorando, no mínimo, o tempo que toma ler estas palavras. Pense bem, é simples: parar, olhar e agradecer olhando até o fim do gesto. Gesto simples, mas raro, infelizmente.


Jesus ensinou nas colinas da Judeia há dois mil anos, e resumiu tudo numa frase: "Faça aos outros o que você quer que os outros lhe façam" (Mateus 7:12). Então, vamos dar aos outros o que gostaríamos que os outros nos dessem.


Se você puder hoje mesmo pare, olhe e sorria. Se doe por dois segundos. Faça isso pelo outro que não conhece e por você. Você vai descobrir a força de seu sorriso. E acredite você vai amar!


Autora: Sandra Maria Fernandes

2 comentários Blogger 2 Facebook

  1. Adoro ler tudo o que você escreve, minha querida irmã. Deus te deu esse dom maravilhoso e você sabe usá-lo muito bem. Te amo muito e me sinto privilegiada por ter vc como irmã, autora de muitos livros!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. O poeta Vinícius de Moraes já dizia que "Alegria é a melhor coisa que existe / É assim como a luz no coração"

    A mensagem do artigo é simples, mas rica. As melhores coisas da vida são de graça e poucos dão valor...

    Parabéns pela mensagem! E Viva, viva muito!!! Sempre com alegria!

    ResponderExcluir

 
© 2013-2014 Livros & Histórias | Alguns direitos reservados | Plataforma Blogger
Topo