"Todos nós, seres humanos, queremos ser felizes e evitar o sofrimento.
De acordo com a minha limitada experiência, se quisermos conseguir isso, é de grande valia a capacidade de cultivar e manter um estado de espírito positivo.
Segundo a tradição budista a que pertenço, um dos meios mais eficazes de fazê-lo é praticando a meditação. Embora a meditação posso algumas vezes significar sentar-se em uma determinada posição especial e silenciar a mente, pode também envolver a constante familiarização com pensamentos positivos.
Por isso temos o hábito de ler e recitar os textos dos livros sagrados e das orações. Este livro inclui citações cotidianas selecionadas de meus próprios escritos e de trabalhos de minha autoria já publicados.
Com toda a humildade, rezo para que os leitores possam encontrar nestas palavras alguma inspiração para desenvolver aquela generosa paz de espírito que é a chave da felicidade duradoura." - Sua Santidade, o Dalai-Lama
Comentário: Um livro gostoso de ler, pois utiliza trechos pequenos e citações de uma única página.
Algumas citações:
Pág. 20 - "É importante que o homem tenha ideais. Sem eles, não se vai a parte alguma. No entanto, é irrelevante alcançá-los ou não. É apenas necessário mantê-los vivos e procurar atingi-los.
A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito".
Pág. 59 – “Quando somos capazes de reconhecer e perdoar atitudes impensadas que tivemos no passado, nós nos fortalecemos e ficamos mais preparados para dar soluções construtivas aos problemas do presente. A felicidade é sempre um resultado da atividade criativa”.
Pág 99 – “A raiva e o ódio são os nossos reais inimigos. São as forças que precisamos confrontar e vencer, não os ‘inimigos’ temporários que aparecem intermitentemente em nossas vidas”.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários Blogger 0 Facebook
Postar um comentário