As propriedades medicinais da hortelã são conhecidas há séculos, bem como seu uso na culinária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)  reconhece que o uso das folhas de hortelã em infusão, chá, ameniza sintomas como cólicas, flatulência (gases) e auxilia no tratamento do fígado.

Há cinco tipos de hortelã, mas todos podem combater verminoses, melhorar a digestão e reduzir gases. Alem disso, dependendo da quantidade, ela pode também apresentar papel importante na modulação hormonal feminina e redução de calores da menopausa. Tudo isso se deve aos fitoquímicos presentes em suas folhas.

Na cozinha, um dos usos mais comuns da hortelã na culinária é em sucos, especialmente no de abacaxi (aliás, fica uma delícia, adoro colocar hortelã no suco de abacaxi, fica extremamente refrescante). Nessas receitas, em geral, batem-se as folhas da erva com pedaços da fruta, o que é muito bom, pois aproveita-se melhor os fitoquímicos e, principalmente, nutrientes da planta que costumam ser perdidos em chás, como as vitaminas A e C, o cálcio e o ferro.

Mas o melhor é que é muito fácil ter essa plantinha em casa, sempre fresquinha, seja na horta, no jardim ou em vasos. (eu tenho numa jardineira no jardim).

Não por acaso, a hortelã está entre as ervas mais cultivadas de forma artesanal. É o tipo de planta conhecida com "sem vergonha", por nascer em todo lugar a qualquer época do ano e se espalhar facilmente.

Para facilitar, compre as mudas em floriculturas ou lojas de jardinagem. É fácil também adquirir as sementes. Nesse caso é necessário plantá-las em uma sementeira e depois transferir as mudas para o local de preferência.

No plantio, devemos ter alguns cuidados especiais:

Com relação a adubação, não é preciso adubar muito o solo, pois assim a planta não cresce exageradamente e seus nutrientes e fitoquímicos mantém-se concentrados. Basta um pouco de esterco orgânico.

A hortelã gosta de solos semi-úmidos e onde haja sombra em parte do dia. Em vasos, basta manter a umidade, sem encharcar ao regar.

Prefira a primavera para o plantio, embora em outras épocas não seja impossível o desenvolvimento das mudas. Se plantar em vaso, renove a terra e faça uma boa poda no início da estação das flores, utilizando tesoura apropriada.

De preferência, evite colocar as mudas próximas a outras plantas, pois a hortelã tende a se espalhar e tomar o espaço todo para si. É recomendado distribuir as mudas a uma distancia de 25 cm umas das outras.

Após mais ou menos um mês, já é possível começar a retirar folhas e galhos.

DICA:

  • Colha alguns galhos da hortelã, pendure-os com as folhas para baixo em local arejado, seco e sombreado.

  • Após as folhas ficarem bem secas, armazene em potes de vidro fechados, para usar como tempero ou fazer chás.

0 comentários Blogger 0 Facebook

Postar um comentário

 
© 2013-2014 Livros & Histórias | Alguns direitos reservados | Plataforma Blogger
Topo